Escuteiros
Escuteiros

No ano de 1960, uns jovens escuteiros da Póvoa de Varzim, realizaram uma das suas actividades típicas na freguesia de Guardizela. E foi assim, que o bichinho do escutismo surge na nossa freguesia. Durante cerca de um ano, as nossas crianças e jovens descobriram e aprenderam a essência do que era o escutismo, e os ensinamentos que o nosso fundador, Baden Powell nos deixou.
Assim, em 1961, é oficialmente fundado o agrupamento 146- Guardizela, inicialmente foi apenas filiada a Alcateia no18, tendo com patrono S. Francisco de Assis. Na mesma altura, e por ordem de serviço nacional no212, é filiado o agrupamento 146, sendo o patrono S. José.
Os primeiros passos foram dados apenas com seis lobitos, e quinze exploradores no Grupo, este constituído por duas patrulhas, Rola e Leão. Todos os elementos eram do sexo masculino, visto que apenas em 1971 é que o agrupamento abre portas ao escutismo feminino.
Os fundadores que constituíam a primeira equipa de direção era o chefe Domingos Machado como chefe de agrupamento, o secretário Abílio Silva e o assistente Pe. Fernando Porfírio de Almeida Ribeiro. Para assinalar a fundação, realizou-se um acampamento nos dias 4 e 5 de Setembro, em que participaram vários agrupamentos do núcleo de Guimarães.
Ao longo dos anos muitas foram as aventuras por atividades de núcleo, regionais, nacionais e mesmo internacionais. E ainda hoje são as grandes aventuras que as nossas crianças e jovens se propõem a realizar.
Para muitos, o escutismo é apenas uma associação de jovens em que se usa um lenço ao pescoço e uns pompons nas meias, para muitos, até milhares, somos uma família que partilhamos os mesmos ideais, que nos ensinam a crescer enquanto indivíduo e coletivamente. Somos um movimento mundial que abrange mais de 216 países e territórios, um movimento que nunca parou de crescer desde a sua fundação em 1970. O escutismo é uma educação para a vida, como escuteiro, aprendi a conhecer-me melhor e a amar o mundo, desenvolvendo o conhecimento individual, a necessidade de explorar para descobrir e para saber.