Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria

No início do seculo XV e acabando de surgir a freguesia de Guardizela, com uma população muito pequena e basicamente rural, mas muito crente na sua fé foi criada a igreja e com ela a sua residência, para toda a logística e domicílio paroquial.

Esta igreja sendo um edifício pequeno e de fraca construção, passou a degradar-se rapidamente e tornou-se insuficiente para a população que continuava a aumentar. Então no final do seculo XVII esta igreja passou por um incêndio acabando por ruir. Com o final da mesma levou a que os responsáveis, começassem a pensar na construção de uma nova igreja, o que veio acontecer.

Foi então criado um orago para esta freguesia ficando a ser o da Nossa Senhora da Expectação, ou Senhora do Ó, ficando a ser a padroeira da freguesia até aos dias de hoje.

Sendo esta uma igreja matriz, composta por 4 altares: o Altar-Mor, o de Santo Cristo, o de Nossa Senhora de Rosário e o de São Miguel O Anjo. Tendo em todos os altares imagens de vários santos. É composta por lindíssimos retábulos em talha dourada.

Nos últimos anos passou por uma requalificação continuando assim lindíssima.

Morada

Largo da Igreja, Guardizela